sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ensino Supletivo: educação sem valor?

Aprender sempre foi um grande desafio, principalmente nos dias atuais, onde as pessoas não podem ficar presas tanto tempo a carteiras escolares ou esperando ano após ano terminar seu curso normal, por isso nasceu os cursos supletivos para favorecer a essas classes de pessoas que não tem mais tempo a perder ou que não podem ficar quatro horas por dia em sala de aula.

Mas será que realmente podemos considerar o ensino supletivo como legal?


Claro que sim! O Ensino Supeletivo está registrado como modalidade de ensino regulamentada pelo Ministério da Educação e deve ser aceito como ensino regular em qualquer canto, mas não é o que está acontecendo com as Universidades Federais do País, o aluno que sai dessa modalidade de ensino não tem direito a isenção de taxas porque os editais não consideram este tipo de ensino regular, mas o que realamente é regular para o governo, é tirar dos pobres para favorecer os ricos? é esquecer que a maioria daqueles que fizeram supletivo são pobres as vezes querem apenas uma chance para ser alguém na vida? Pois é caríssimos, foi aberto uma Faculdade de Modo Semi-Presencial aqui no Ceará, e no edital as pessoas não poderiam ter a isenção se tivesse cursado o Supletivo seja em Escola Pública ou Privada.

Veja só, estão jogando a dignidade de muita gente no lixo que um dia pensaram em fazer um Curso Superior mas com medo por causa da idade ou do tempo, queridos amigos se você se enquadra em uma dessas pessoas não baixe a cabeça, estude pague o preço que for para terminar ou iniciar seu curso superior em Faculdades Pùblicas ou Privadas.
Estamos na luta, deixe seu repúdio e envie para nosso e-mai: delegadosceara@gmail.com.
Opine e coloque sua idéia!!!

Lei que abona o ensino Supletivo como Legal:

Lei n° 9394 de 20/12/1996

(leia na íntegra http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm#art92)

Seção V

Da Educação de Jovens e Adultos

Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

§ 3o A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

§ 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.

§ 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

Veja essas outras Providências:

Vide Adin 3324-7, de 2005
Vide Decreto nº 3.860, de 2001


Adriano Brito
Redator Chefe

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os Ataques e suas Consequências

Durante esta semana vimos diversos assuntos relacionados a violência no estado do Rio de Janeiro, e fazemos uma reflexão do que está acontecendo.


O Governo quer enviar tropas para defesa desse patrimônio turístico e cultural do nosso país.

MAs será que se fosse feito investimento em educação, saúde e trabalho naquelas localidades seria diferente? Caro leitor digo que não pois está plantado no coração dos seres humanos o sempre querer tem mais, veja só: os traficantes tem dinheiro a mais do queo trabalhador brasileiro, isso gera lucro e renda para muitas famílias que vivem no morro e nas favelas.

O tráfico de dorgas supera até a arrecadação do Governo. Aí você acha que o traficante vai deixar esse "meio de vida" para trabalhar com carteira assinada, ganhando uma miséria de R$ 465,00 mensais, sendo que desse valor ele fica apenas com 30%, porque o governo come mais da metade em impostos e taxações. Eu mesmo sou uma pessoa que me revolto com a taxação de juros do país, pago todo mês R$ 16,00 no Banco do Brasil de pacote de serviços, e as vezes chego lá nem grampo tem para grampear alguma coisa como: Talão de Cheques e outras coisas. Reflita, se pagando somos tratados de forma indigna, imagine se não pagássemos por este serviço.


A maior vergonha é chegar nas repartições públicas federais e saber que nem sempre tem papel para a emissão de documentos, que vergonha!
Mas temos fé em Deus que um dia esse sofrimento vai acabar!


A paz só reinará no Rio quando o governo olhar para os quartéis das Forças Armadas e vê que um monte de homens daqieles, ganhando dinheiro no mole, poderiam fazer o combate desses tipos de crime que acontece no Rio.




Estamos cansados de jovens serem vitimados por "bala perdida", aliás perdida não, pois ela sempre encontra um alvo, que nem sempre é um marginal, mas uma jovem como foi no caso de São Paulo, um pai de família que vinha do trabalho, ou siplesmente uma pessoa que conversa e passa na rua.

Tenho 22 anos as pesquisas dizem que minha perspectiva de vida é de 72,5 anos, mas acho se chegar aos 50 será uma grande vitória, com essa violência solta, tenho até medo de sair na rua.


Então que Deus seja conosco!

Uma nação não é feita com armas, mas com paz e educação de qualidade para todos!!!


Envie sua sugestão de reportagem: delegadosceara@gmail.com



Imagens: Enterro: Jornal Folha de São Paulo

Crianças: www.saudebeleza.org

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Bandeira da Liberdade

Caucaia sempre foi assolada pelas perseguições políticas, raciais e até de um tempo para cá sexual.

Uma cidade que viu sua história ser jogada na lama e no esquecimento de muitos que queriam que o poder dominasse nosso povo e fizesse com na época do império, escravos de decisões que só os poderosos poderiam tomar. Mas queridos de um tempo para cá isso vem mudando.

Quando intitulo este texto: Bandeira da Liberdade, retrato o mastro e a bandeira de Caucaia na entrada do município, querido leitor vou-lhe confidenciar uma coisa, no dia do meu aniversário aquela bandeira foi erguida ao maior mastro já eregido no Ceará, quando passo por lá meu coração palpita, sabe por quê? Porque vejo meu povo sorrindo nas ruas com liberdade, vejo naquela bandeira cada pobre humilhado a tempos atrás, como se eles gritassem,"liberdade, liberdade abre as asas sobre nós, na luta e na tempestade dá que ouçamos sua voz"(trecho do hino da proclamação da república) e vejo que eles conseguiram essa liberdade.

Caros amigos que Caucaia seja mais e mais abençoada por esse Deus que nós achávamos que não existia, que olhou para nosso povo e teve compaixão e que colocou em nosso caminho pessoas que fizeram enxergar além da nuvem preta de dor e rancor que foi plantado em muitos corações aqui.

Quero convidar a você leitor para fazer uma breve reflexão
"Éramos ou somos livres?".
Pense e opine!

Obrigado e que Deus guia nosso povo

Caucaia e sua História




História do Município de Caucaia

O Municipio de Caucaia surgiu fruto de um aldeamento indigena. Aqui habitavam nações indigenas das tribos: Potiguares, Tremenbés, Cariris e Anacés.
Os indios potiguares ficavam localizados na região onde hoje está circunscrita o centro da cidade, onde era o coração da Aldeia. Os Tremembés ficavam mais para as cercanias do Município, os Cariris, voltados mais para o litoral, enquanto que os indios anacés, ficaram aldeados na atual região de Japuara, Camará, Mangabeira, atingindo parte da zona litorânea.
Durante longos anos a Aldeia de Caucaia, ficou entregue a ordenações índigenas com explorádicas missões religiosas que se revezavam, trazendo a fé, e implantando a proposta portuguesa de dominação.
Caucaia é uma denominação de nomenclatura indígena que quer dizer mato queimado.
Caucaia, como Aldeia ficou na dependencia da Vila de Fortaleza, e só depois com a determinação do Marques de Pombal, suprimindo todas as Aldeias administradas pelos Jesuítas, transformando-as em Vilas e Vigariatos.
Com a determinação do Marques de Pombal, a Aldeia de Caucaia, foi transformada em Vila, juntamente com mais cinco aldeia existentes na Capitania do Ceará.
A Aldeia de Caucaia recebeu o nome de Vila Nova Real de Soure por determinação da corte portuguesa,e no dia 15 de Outubro de 1759, foi realmente oficializada. A camara Municipal se reuniu pela primeira vez, posteriormente, a 17 de Outubro do mesmo ano.
Recebeu esta denominação, de Vila de Soure, oriunda de uma freguesia do Bispado de Coimbra, Portugual, pois as regiões políticas administrativas conservava o sitema das antigas freguesias, que tinham autonomia religiosa e política.
Vila Nova de Soure, posteriormente Soure, após a independencia do Brasil, e finalmente Caucaia, sua ultima e definitiva denominação.
É um municipio cearense que foi marcado profundamente pela influencia da vida e presença missionária dos Jesuítas, que em toda a sua extensão guarda as suas raízes deste processo evangelizador e colonizador da empreitada portuguesa.
No ano de 1735, esses missionários, designados pela Carta Régia de 2 de outubro deste, pouco depois estavam em plena atividade catequética dos índios que habitavam a região, os Caucaias.
Com o desenvolvimento do povoado, chegou a ordem para cumprimento da Provisão Régia de 14 de abril de 1755 a Alvarás de 06 e 07 de junho do mesmo ano, através dos quais o Governo Português então sob o comando de Marquês de Pombal, determinava o sequestro de fatos os bens dos Jesuítas. A mesma ordem também mandava que se elevassem a condição de Vila, os lugares e aldeias que fossem excluídos da administração daqueles religiosos, que seriam, pouco depois,expulsos do Brasil.
Desse modo, o Capitão-Mor do Ceará, Francisco Xavier de Miranda Henrique, com o devido apoio daquela provisão Régia, fundou a Aldeia de Soure. A atual Caucaia de mar, serra e sertão.
Já em 1759, a Vila de Soure passou a ser denominada de Vila Nova de Soure no dia 05 de fevereiro do ano supra mencionado, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres.
A festa solene de instalação, realizou-se no largo da Igreja Matriz, no dia 15 de novembro de 1759, sendo oficializada a denominaçao de Vila Nova de Soure.
Após os 184 anos, houve a denominação de Soure para Caucaia, pelo Decreto-Lei 1.114, de 30 de dezembro de 1943.
Criada em 1972, a Bandeira de Caucaia é retangular com uma faixa larga horizontal ao centro em cor vermelha. Acima e a baixo desta, há seis (06) faixas estreitas e horizontais, nas cores preta, branca, alternadas.
Sobre a faixa vermelha ao centro, um círculo branco com o MAPA DE CAUCAIA, em cor vermelha, tendo escrito ao lado direito do Monumento do Cruzeiro a palavra Caucaia em letras brancas contornadas de preto. No Mapa estão assinalados os distritos que compõem o Município.
O Monumento do Cruzeiro é alusão dos Jesuítas que fizeram de Caucaia um dos principais núcleos de Colonização do Ceará.
É um Monumento histórico colocado no adro da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres (Igreja Matriz), existente desde muitos anos e que foi restaurada para a comemoração do 1º Centenário da Independência do Brasil, a 7 de setembro de 1822. Na placa comemorativa há os seguintes dizeres:
“Independência ou Morte, 7 de Setembro de 1822 – Homenagem ao povo de Soure à gloriosa data do 1º Centenário da Independência do Brasil. Sendo Presidente da República Dr. Epitácio Pessoa.
Governador do Estado Dr. Justiniano de Serpa - Prefeito Municipal Coronel Fausto Dário Sales – Vigário Paroquial Padre Ciscinato Camo Chaves”.
Este Monumento do ano de sesquicentenário torna-se um símbolo de nossa Cidade. É o símbolo da Fé Cristã que desde os primórdios de nossa Pátria no sentido do Evangelho.
Quando Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil trouxe consigo a Bandeira da Ordem de Cristo que lhe foi ofertada pelo Rei Dom Manuel. Foi esta a primeira Bandeira a tremular no céu Brasileiro.
A Bandeira de Caucaia, foi criada por inspiração do Lion’s Clube de Caucaia, sendo presidente o Dr. José Maria Pontes da Rocha. A comissão encarregada, presedida pelo Professor Mauricio Braga Gadelha, escolheu as cores: preta, vermelha e branca para serem as cores do Municipio e selecionou o modelo hora descrito.



HINO de CAUCAIA



Letra:Dr. Vicente Gondin/Pe. Tula Música: Denizarde Catunda Gondin
I
A surgir em siderio levante,Vemos doce serena fulgirAurea estrela formosa e ofuscante,Como nuncia de um novo porvir



II
Do progresso da glória e da luz,Do futuro ideal do prazerE de tudo que mais nos seduz,A ventura que vem do saber



III
É Caucaia nossa terra valorosa,Que desonta como sol no azul de anilNossa gente que luta fervorosa,Conquistando um espaço no Brasil



IV
Nosso povo é valente e destemido,Tem a força e muito amor no coraçãoA bandeira é o estandarte colorido,Pois Caucaia é parte da nação.



V
A surgir em siderio levante,Vemos doce serena fulgirAurea estrela formosa e ofuscante,Como nuncia de um novo porvir



VI
Do progresso da glória a da luz, do futuro ideal do prazer E de tudo que mais nos seduz, a ventura que vem saber.
Imagens: google e Prefeitura Municiapl de Caucaia

Festa dos 250 Anos

As festas dos 250 anos de Caucaia marcaram a vida do povo Caucaiense, foi uma festa esplêndida, segura e muito acolhedora, assim como é o povo de Caucaia.
Andam publicando inverdades sobre esta gestão atual, mas digo aos companheiros que adoram fofocas que por favor saibam medir as palavras antes de julgar este grande administrador Dr. Washington Goes, ele não pode fazer tudo de uma vez só porque o buraco deixado pelos Arrudas foi grande e ele tem que saldar as dívidas antes de começar uma nova dívida para trazer benefícios ao povo desse município.
Tanto é que ontem (19/10) ele estava na Audiência Pública sobre a Siderúrgica do Pecém que acenou com bastante perspectiva para uma nova Caucaia, com novos sonhos e principalmente com Liberdade e Paz no Coração!!!

Valeu Dr. Washigton , Valeu Caucaia!!!
Ano que vem tem mais!!!!

Brigaduuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!